Atenção a descrição dos materiais de Comunicação Visual

O mercado de comunicação visual é muito concorrido. É grande o número de empresas que fabricam e produzem materiais visuais como fachadas, letra caixa, painéis, totens, sinalizações internas e externas, displays, adesivagem de frota, entre outros.

Como decidir, portanto, qual empresa é a ideal para prestar esse tipo de serviço?

Existem alguns pontos muito importantes que devem ser levados em consideração para definir a empresa que irá cuidar do seu material de comunicação visual: preço, prazo de entrega, atendimento, facilidades no pagamento, ampla linha de produtos e serviços, tempo de mercado, organização interna da empresa, forma como trabalham na montagem e instalação e certificados necessários para realizar determinadas instalações são bons exemplos.

Estes pontos são facilmente comparados entre concorrentes, analisados pelo histórico da empresa, por indicação de empresas que já contrataram os serviços, negociados. Existe, porém, um ponto difícil de percepção para pessoas que não são especialistas e não se atentam ao solicitar orçamentos, que é a qualidade do material – e tratamento que este recebe – na criação dos materiais.

Materiais de boa qualidade tendem a ter um valor de mercado relativamente maior, porém com um ótimo custo-benefício quando analisado durabilidade e qualidade final do material produzido. São melhor acabados, não percebe-se, por exemplo, a junção entre placas, as pinturas não descascam, o material não enferruja (e nem acumula água), precisão nas dobras.

Como exemplo, poremos citar um cliente que deseja um orçamento de painel de ACM com letra caixa para sua empresa. Ele envia as especificações de tamanho e formato para duas empresas de comunicação visual e recebe as seguintes propostas:

  1. A proposta recebida não possui especificação sobre o tipo de finalização e tratamento do material que será utilizado. O preço relativamente mais baixo é justificado pela falta de preocupação com a qualidade e durabilidade do material produzido, que terá tempo de vida curto, precisando ser trocado ou substituído com um curto/médio período de tempo.
  1. A proposta recebida possui especificação de que a empresa trabalha com a dobra do ACM revestindo o metalon (“ferros”) galvanizado (que não enferruja), que o corte do metalon é feito a 45 graus para que a solda fique perfeita sem possibilidade de infiltração de água e, com isso, o material não enferruja nem apodrece. O preço dessa proposta é um pouco mais alto que o anterior, porém a substituição do material não será necessária ou levará um longo período de tempo.

Para quem não é especialista, as duas propostas podem parecer iguais caso não se atente a descrição, devido ao nome do produto ser o mesmo. Porém, o custo-benefício da segunda proposta é mais interessante, pois apesar de maior, terá mais durabilidade e qualidade, garantindo que o material não terá que ser refeito em curto prazo.

Os materiais produzidos por empresas de comunicação visual, portanto, possuem denominações comuns para o entendimento do público e da empresa, mas com especificações de produção diferentes. Fique atento para não se iludir ou se enganar com propostas, atente-se as descrições!

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