Os 4 Principais Erros em Comunicação Visual

Não basta comunicar o seu negócio, é preciso fazer isso do jeito certo. Infelizmente, muitas empresas cometem erros na hora de se posicionar no mercado. Pensando nisso, veja os 4 principais erros a evitar na hora de investir em comunicação visual.

  1. Não cumprir com a legislação

Você sabe quais leis regulamentam a publicidade em sua cidade? Considere a cidade de Campinas, por exemplo.

Distribuir anúncios com fins publicitários e comerciais em equipamentos urbanos é proibido pela lei nº 9.207 de 31 de dezembro de 1996. Isso significa que a legislação municipal proíbe a pintura e colagem de cartazes em muros, paredes, tapumes, postes, árvores e equipamentos, que estejam em solo público.

E segundo o artigo 5 da lei nº 18.718 de 29 de abril de 2015, a veiculação publicitária em Campinas deve:

  • I – organizar e orientar o uso de mensagens visuais de qualquer natureza, respeitando o interesse coletivo e as necessidades de conforto ambiental;
  • II – garantir a segurança de equipamentos e da população;
  • III – garantir a fluidez no deslocamento de pedestres e veículos;
  • IV – garantir a manutenção dos padrões estéticos da paisagem urbana.

Por isso, estabelecimentos com painéis e fachadas publicitárias irregulares estão sujeitos a multas pela SETEC (Serviços Técnicos Gerais).

 

  1. Poluição visual

Um dos objetivos da comunicação visual é informar, não confundir, ou seja, atrair, não repelir. Então, foque no que é essencial a ser transmitido ao cliente. Já ouviu dizer que menos é mais? De fato, a simplicidade produz mais impacto visual do que a complexidade.

Vai projetar sua fachada? O ideal é colocar apenas o que terá objetivo. Todos os elementos de comunicação visual precisam informar de modo claro o que a empresa tem a oferecer.

 

  1. Falta de um manual de identidade visual

Mais do que ter um logotipo, sua marca precisa de um manual de identidade visual. Por quê? Porque ele serve de base para orientar todas as suas representações visuais, mantendo um padrão na comunicação, por exemplo, de cor, fonte, tamanho e posicionamento.

Sem este manual, a aplicação da marca numa fachada pode fugir do padrão e comprometer o seu reconhecimento. E se o público notar que a comunicação está conflitante, a percepção de valores como qualidade e credibilidade do seu negócio será questionada.

 

  1. Não contratar um empresa especializada

Não caia no erro de achar que a comunicação visual do seu estabelecimento pode ser desenvolvida sem uma equipe especializada e certificada. Por quê?

Porque se trata de um trabalho que envolve conhecimento técnico profundo para a fabricação e instalação de soluções dos mais variados tamanhos, formatos e materiais. Além disso, sem a certificação NR35, que capacita a realização de trabalhos em altura, sua empresa assume responsabilidade jurídica em caso de acidentes durante a instalação.

Portanto, na hora de investir na comunicação visual do seu negócio, evite riscos. Conte com 18 anos de SOLUÇÕES DA PROSPECTO!