A Importância da Cor na Sua Fachada

Você reconhece que a fachada do seu negócio é como seu cartão de visitas? Ela realmente tem o poder de atrair ou repelir clientes potenciais. E um dos principais fatores a levar em conta na hora de criá-la é a ESCOLHA DA COR, que precisa estar adequada ao seu segmento de atuação e público-alvo.

Esta preocupação, na realidade, deve ter seu início no planejamento da identidade visual da marca para daí ser aplicada na criação da fachada de uma empresa, loja ou plantão de vendas. Entenda por quê.

O impacto da cor

De acordo com o especialista em marketing Neil Patel, “antes mesmo de perceber imagens, nosso cérebro percebe as cores”. Por exemplo, você sabia que nos lembramos, em geral, de apenas 10% do que escutamos e 20% do que lemos? Mas quando estamos lidando com recursos visuais, o número pula para 80%.

Segundo pesquisa realizada pela empresa WebPageFX, divulgada pela Fast Company, as pessoas fazem um julgamento subconsciente sobre um produto em menos de 90 segundos de visualização, e a maioria dessas pessoas baseiam essa avaliação apenas na cor. De fato, quase 85% dos consumidores citam as cores como a principal razão pela qual compram um determinado produto, e 80% das pessoas acreditam que a cor aumenta o reconhecimento da marca.

Isso significa que as cores carregam significados e geram associações. Dentro da chamada “psicologia das cores”, existem diversos estudos e pesquisas que trazem estatísticas sobre preferência de cores e o que representam para diferentes públicos. Por isso é tão importante conhecer o seu público e analisar qual é a cor ideal para ele. 

Considerando que a primeira impressão é a que vende, a sua fachada precisa da(s) cor(es) certa(s) para atrair as pessoas certas. Mas como saber qual cor é compatível com o seu negócio? Veja a seguir algumas ideias.

As cores e suas aplicações comerciais

Com base num vídeo do canal Feng Shui Ideias (do You Tube) sobre o assunto, selecionamos algumas dicas para te ajudar a identificar qual cor combina melhor com o seu segmento:

  • VERMELHO: estabelecimentos que comercializem artigos esportivos, bebidas, carros e jogos, ou seja, produtos associados à energia e velocidade.
  • ROSA: estabelecimentos que forneçam produtos e serviços ligados ao romance, amor e feminilidade.
  • LARANJA: restaurantes e lojas de produtos para jovens. É uma cor que estimula o apetite e induz à compra. Em tom cítrico pode ser empregada à área da saúde.
  • MARROM: indicado para promover gêneros alimentícios como docerias, além de produtos e serviços que queiram transmitir formalidade, confiabilidade e durabilidade.
  • AMARELO: usada na promoção de produtos infantis e para o lazer. Quando combinada com outros tons de frutas e vegetais, pode ser usada para a alimentação. Esta cor não é indicada para usar em produtos masculinos, pois, em sua percepção, o produto ou serviço com esta cor não parece confiável.
  • VERDE: é uma cor muito fácil de ser vista pelos olhos humanos, sendo usada para promover produtos e serviços ligados aos artigos orgânicos, saudáveis e naturais.
  • AZUL: transmite sensação de frio. É utilizado para tecnologia, produtos medicinais, produtos de linha branca como eletrodomésticos, além de serviços ligados à limpeza, higiene, ao ar, à água, entre outros.
  • ROXO/PÚRPURA: 75% dos pré-adolescentes têm como cor preferida o púrpura. Então, promoção de produtos para este público-alvo a utilizam. Também se usa esta cor em design feminino, roupas, cosméticos e produtos ligados ao misticismo e exotéricos.
  • BRANCO: relacionado à alta tecnologia, segurança e limpeza como serviços médicos.
  • PRETO: é excelente cor técnica. Representa o mercado sofisticado, dando um ar de mistério aos produtos. Recomendado também para artes e fotografia.

Criando sua fachada

Existem vários infográficos, disponíveis na internet, com informações relevantes para orientar na escolha de uma ou mais cores para representar o seu negócio de modo adequado. Além disso, o mercado conta com diversos profissionais especializados (Arquitetura, Decoração, Design, Feng Shui, Marketing etc.) em fazer esta análise junto ao empresário.

Quando esta etapa estiver completa, você terá uma base confiável para criar a sua fachada de modo coerente e estratégico aos olhos de seus consumidores. E para fabricá-la com um alto padrão de qualidade, conte com a expertise da Prospecto Comunicação Visual.

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