O Visual Merchandising em 2020
O Visual Merchandising não é algo novo. Falando de modo objetivo, trata-se de uma estratégia de varejo voltada a atrair potenciais clientes e motivar a decisão de compra no ponto de venda. E ela utiliza elementos visuais para criar uma experiência marcante ao consumidor.
Mas será que funciona mesmo? Basta se perguntar: quantas vezes uma vitrine fez você entrar numa loja? Diversos estudos comprovam que somos seres visuais. Aquilo que vemos impacta profundamente o que sentimos e fazemos, sendo mais facilmente lembrado. Por isso, quanto melhor a experiência visual gerada, maior o seu poder de atração e as chances de venda.
Considerando que as primeiras impressões são duradouras, cada vez mais estabelecimentos investem em fachadas e vitrines atraentes para aumentar as visitas de consumidores. Mas o investimento não para por aí. Ele continua na decoração e sinalização do ambiente interno, já que é indispensável manter o engajamento gerado pela primeira impressão, evitando assim que o encanto vire frustração.
Conforme já abordado, a base do conceito de Visual Merchandising não mudou. Porém, as suas aplicações continuam se renovando a cada ano. Então, se você tem um negócio aberto ao público, confira a seguir o que os especialistas apontam como tendência em 2020 para promover uma comunicação visual mais efetiva.
Tendências de Visual Merchandising
As principais tendências para este ano são:
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Cuidar da experiência visual:
É necessário criar uma identidade visual e personalizar o ambiente, diferenciando-o da concorrência. E isso inclui as placas de sinalização, que precisam estar visíveis e seguir o padrão visual da marca.
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Usar o Storytelling:
Toda marca tem uma história para contar ou uma mensagem a passar. Então, conte a sua através da arquitetura comercial, utilizando elementos visuais nas vitrines, paredes e decoração como um todo, a fim de engajar os clientes emocionalmente e fortalecer a conexão com eles. Outra opção é guiá-los por uma experiência que os conduza à compra de produtos específicos. Para isso podem ser usados tanto adesivos em paredes e vidros como painéis decorativos.
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Investir em iluminação:
O uso de luminosos na fachada, por exemplo, com módulos de LED de alta eficiência, aumentam a visibilidade do estabelecimento. E no ambiente interno, uma boa iluminação gera conforto ao cliente e boa visualização dos produtos, favorecendo um clima agradável ao consumo.
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Manter a exposição organizada:
Os produtos precisam ser facilmente encontrados, podendo ser separados por temas, segmentos ou cores. E os que se relacionam podem ser colocados próximos uns dos outros.
Portanto, não subestime a importância dos apelos visuais para o seu negócio. Na hora de investir em comunicação visual, CONTE COM AS SOLUÇÕES DA PROSPECTO!