A importância da sinalização para os negócios!

Já imaginou entrar num lugar amplo como um hospital, shopping, supermercado ou feira, e não encontrar uma placa de sinalização? Seria frustrante, por exemplo, não saber onde ficam os sanitários, bebedouros, elevadores, escadas rolantes, fraldários e caixas eletrônicos, não é mesmo? Ou pense que você está num restaurante, cafeteria ou loja que oferece wi-fi gratuito, mas não tem uma placa no ambiente que informe isso, e você só descobre depois! (que raiva)

Com poucos exemplos, já deve ter ficado claro que sinalizar o ambiente é orientar pessoas, e isso facilita a vida de consumidores, colaboradores e prestadores de serviço. Afinal, ninguém gosta de perder tempo nem de ficar perdido, tendo que adivinhar onde fica cada local. E isso não é diferente em indústrias ou empresas de grande porte que têm muitos setores e alta circulação de pessoas. Piadas à parte, até mesmo “João e Maria”, com seus pedacinhos de pão, já sinalizavam o caminho!

Outros objetivos da sinalização

A sinalização faz mais do que orientar o fluxo de pessoas (ou veículos) e indicar locais. Ela tem um papel especial na segurança, visto que é através das placas de sinalização que, durante uma situação de emergência como um incêndio, pode-se localizar as saídas mais rápidas e seguras, assim como facilitar a identificação dos extintores mais próximos.

Falando ainda de segurança, placas de alerta e proibição são vitais para evitar que as pessoas se exponham a riscos como choques elétricos, contato com produtos tóxicos, explosões, quedas, dentre outros. Quem nunca viu, por exemplo, placas com os dizeres “proibido fumar”, “alta tensão”, “piso molhado” ou “elevador em manutenção”? De fato, elas não só são comuns como exigidas por lei.

Não menos importante, uma boa sinalização aumenta o tempo de permanência do cliente no ambiente comercial de uma loja ou mercado, por exemplo, ao facilitar a localização do que ele procura. Isso, por sua vez, resulta em uma experiência de compra diferenciada.

Sinalização é necessária

Até agora falamos sobre várias formas de sinalização, e ainda existem muitas outras. A ideia deste artigo, portanto, não é apresentar todas as formas de sinalização existentes, mas conscientizar você, empresário, de que as placas de sinalização fazem parte da nossa vida e não são item opcional quando abrimos ao público o nosso negócio, independentemente do porte e segmento dele. Porém, não sinalizamos por mera questão de obrigatoriedade.

Um ambiente de negócios que é bem sinalizado passa credibilidade, organização e segurança, valores que toda marca precisa ter ao se comunicar com o público. Seja interna ou externa, a boa sinalização deixa o ambiente mais atraente, agradável e funcional.

Dada a importância da sinalização para os negócios, é recomendável que uma empresa especializada em comunicação visual crie peças claras, legíveis e personalizadas, respeitando a identidade visual da marca. Então, CONTE CONOSCO! A PROSPECTO une informação a design personalizado e exclusivo.

SAIBA MAIS AQUI.