Integrando Branding, Design e Comunicação Visual

Caso você tenha um negócio, independentemente do segmento, ele exibe a sua marca, certo? E uma marca não está associada apenas a um logotipo. Ela também comunica valores que são de importância pra sua empresa e seus clientes. Mas como valores são intangíveis, já que não se pode vê-los nem tocá-los, é preciso representá-los visualmente – isso tanto eletronicamente, no meio on-line, como fisicamente, em materiais impressos e ambientes.

Por que estamos falando tudo isso? Porque para muitos os conceitos de Branding, Design e Comunicação Visual ainda se misturam. Por isso, este artigo explicará separadamente o que significa cada um destes conceitos e por que a integração entre eles é tão importante.

O Branding e a Marca

Segundo Philip Kotler, reconhecido como o pai do marketing, “branding significa dotar produtos e serviços com o poder de uma marca. Está totalmente relacionado a criar diferenças. Para colocar uma marca em um produto, é necessário ensinar aos consumidores quem é o produto batizando-o, utilizando outros elementos de marca que ajudem a identificá-lo bem como a que ele se presta e por que o consumidor deve se interessar por ele”.

Resumindo, branding envolve a gestão da marca (brand, em inglês), o que inclui posicioná-la de um modo que ela se conecte com seus consumidores. É criar uma diferenciação dela dando atenção a todos os elementos que a compõe. E quais são eles?

De acordo com David Olgilvy, considerado o pai da propaganda, “a marca é a soma intangível dos atributos de um produto: seu nome, embalagem e preço, sua história, reputação e a maneira como ele é promovido. A marca é também definida pelas impressões dos consumidores sobre as pessoas que a usam, assim como pela sua própria experiência pessoal”.

Então, o trabalho de branding realiza ações em todos os elementos mencionados acima, a fim de que a percepção do consumidor sobre a marca seja a mais positiva possível. Assim se garante a integridade da visão, missão e valores de uma empresa.

Do Branding ao Design e à Comunicação Visual

De acordo com o Sebrae, “o design está presente em todas as áreas da empresa e em todos os elementos que relacionam comunicação com o mercado”. Mas o que é o design?

Em temos simples, o design cria a expressão visual da identidade de uma marca, dando forma, cor e tamanho aos conceitos (história, personalidade, valores etc.) desenvolvidos pelo branding. E quando a Comunicação Visual entra em cena?

Quando ela dá vida aos elementos visuais, criados pelo design, nos pontos de contato da marca. Isso envolve, por exemplo, produzir os elementos da fachada de um estabelecimento respeitando a identidade visual criada para a marca.

Mas a comunicação visual vai além. Envolve também conhecimento técnico profundo para a fabricação e instalação de letras caixa, fachadas, totens, luminosos, painéis, sinalizações e displays dos mais variados tamanhos, formatos e materiais.

Portanto, na hora de produzir elementos de comunicação visual à altura da sua marca, fale com quem é autoridade no assunto. CONTE COM AS SOLUÇÕES DA PROSPECTO!