A Comunicação Visual na Arquitetura
É difícil pensar em arquitetura sem comunicação visual, especialmente quando se tratam de negócios. Enquanto a arquitetura projeta espaços agradáveis, inteligentes e sustentáveis, a comunicação visual dá vida a eles, sendo um importante complemento que une informação à decoração. Para isso, ela deve estar em sintonia com o projeto arquitetônico, integrando-se de modo equilibrado aos ambientes.
Não importa se chamam de casamento, sinergia ou parceria entre essas áreas – o diálogo entre elas traz excelentes resultados, fortalecendo o impacto visual de marcas dos segmentos corporativo, hoteleiro, hospitalar, imobiliário, industrial e varejista. Este diálogo garante, por exemplo, o correto posicionamento entre os elementos arquitetônicos e os de comunicação visual, além de bons efeitos de iluminação nas áreas externas.
Para facilitar o processo, é comum que a contratação da comunicação visual aconteça depois dos projetos arquitetônico e publicitário estarem finalizados. Isso porque ambos os projetos se tornam referências importantes na hora de personalizar o espaço, reduzindo ao mínimo as intervenções e garantindo que uma identidade visual seja seguida de perto.
Aplicações complementares da comunicação visual
Uma loja, por exemplo, pode ter vários elementos de comunicação visual que complementam o projeto arquitetônico. Confira algumas aplicações em:
PAREDES: películas adesivas com impressão digital ou recorte eletrônico dão vida nova às paredes, enriquecendo visualmente o ambiente. E incorporando painéis decorativos, o espaço fica mais informativo e sofisticado.
VIDROS: Com opções em vinil comum, perfurado e jateado, a adesivação de vidros exibe bom gosto, sendo uma ótima opção para comunicar e decorar, além de controlar a incidência de luminosidade no ambiente interno e garantir a privacidade dos que estão nele.
ILUMINAÇÃO: a instalação de back e front lights em fachadas, letreiros, painéis e totens – os famosos luminosos –, favorece a visibilidade noturna da marca, mas também pode ser utilizada em ambientes comerciais internos durante o dia.
A comunicação visual como aliada dos arquitetos
Áreas que se complementam devem fazer negócios juntas. Afinal, os profissionais de comunicação visual e arquitetura, assim como o de design de interiores, precisam somar forças para atender um público cada vez mais exigente em busca de autenticidade e inovação.
Com isso em mente, se você atua com arquitetura ou design de interiores, o que acha de uma parceria entre nós? A PROSPECTO é uma empresa especializada em comunicação visual e luminosos, atendendo desde 2001 empresas de renome no mercado nacional.
Vamos amadurecer possibilidades? FALE CONOSCO AQUI!