Como fazer a sua loja vender mais?

Quer mais clientes e vendas para a sua loja? O primeiro passo é se familiarizar com o Visual Merchandising. Trata-se de um conceito estratégico de varejo para atrair clientes no ambiente externo e encantá-los no ambiente interno do estabelecimento.

Embora ele trabalhe várias técnicas, este artigo se concentrará na importância do apelo visual no varejo. Por quê? Conforme será abordado, o impacto visual é um fator determinante para o sucesso das lojas, independentemente do seu segmento.

A importância do apelo visual no varejo

Pesquisas em neurociência e psicologia cognitiva apontam a quantidade de informação que cada um dos nossos sentidos processa:

  • 83% – VISÃO
  • 11% – AUDIÇÃO
  • 3,5% – OLFATO
  • 1,5% – TATO
  • 1% – PALADAR

Considerando que o cérebro humano processa 83% das informações por meio da VISÃO, fortalecer os elementos visuais da loja deve ser prioridade na hora de alavancar os negócios. E várias referências comprovam isso. Veja duas delas:

  • Segundo o SEBRAE, “os primeiros fatores a serem percebidos pelo potencial cliente são a fachada e o ambiente da loja, e o impacto pode ser positivo ou negativo”. Pesquisas indicam que “melhorias nos aspectos visuais da loja podem ampliar as vendas de 12% a 40%”;
  • Uma pesquisa da Nielsen constatou que 70% das decisões de compra são tomadas no ponto de venda.

Fica claro então que se uma loja não investe em comunicação visual, ela não se destaca, não é convidativa nem desperta a curiosidade. Qual é o resultado? Ela porá tudo a perder.

Uma comunicação deficiente resulta em menos visitas de clientes potenciais, o que reduz as oportunidades de venda. E mesmo se clientes visitarem a loja, as decisões de compra podem ficar comprometidas devido à falta de bons estímulos visuais. Por isso, é vital cuidar da relação do consumidor com a marca desde a primeira impressão.  

Explore a comunicação visual da sua loja

Uma loja memorável é o resultado de uma comunicação visual bem feita. E a fachada é o primeiro contato do potencial cliente com o seu negócio, um “cartão de visitas”, por assim dizer, que não pode deixar a desejar. Ela envolve elementos como letras caixa, totens, luminosos, painéis, calçadas, jardins, muros e vitrines. Tudo isso precisa estar limpo, em bom estado e em harmonia com a arquitetura e a identidade visual da marca.

Não menos importante é a sinalização (direcional, informativa ou promocional) da loja. Quanto mais fácil para o cliente for encontrar um produto ou departamento, melhor será a experiência dele no ponto de venda, maior serão as chances de compra e menor a dependência dele com vendedores.

Portanto, se você quer fazer sua loja vender mais, invista em comunicação visual. Afinal, o sucesso do seu negócio depende de atrair os clientes pelos olhos.

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