Mantenha sua Comunicação Saudável!
De repente coronavírus, calamidade pública e quarentena se tornam as palavras do momento, surpreendendo muitos empresários. Como as empresas devem reagir neste delicado momento de crise econômica, política e sanitária? E como a comunicação visual pode ajudar as marcas? Este artigo vai responder a estas perguntas.
Por dentro da situação
Conforme noticiado recentemente, dia 20 de março foi decretado estado de calamidade pública no estado de São Paulo e desde terça (24) todo o comércio foi fechado, com raras exceções, como lojas de conveniência e produtos para animais. O Decreto 64.881, assinado pelo governador João Doria (PSDB), estabelece o funcionamento apenas de serviços essenciais até o dia 7 de abril. Quais são eles?
Serviços essenciais incluem todos os serviços de saúde, como hospitais, clínicas odontológicas e farmácias, lavanderias, açougues, hipermercados e supermercados, padarias, lanchonetes, serviços de abastecimento (transportadoras, postos de combustíveis e derivados), limpeza, manutenção, transporte, zeladoria, hotéis e segurança privada, além de indústrias, bancos, lotéricas e correspondentes bancários.
O que esperar para o período à frente? Calcula-se que esse cenário de isolamento deve se estender até o final de abril. Segundo Doria, “esta medida poderá ser renovada, estendida ou suprimida se houver necessidade, mas ela faz parte das informações que nós temos embasadas da Secretaria de Saúde e do Centro de Controle do Covid-19”.
Posicione-se durante a quarentena!
Este é o momento de se adaptar, mostrar versatilidade e engajar sua marca no combate ao novo coronavírus. Se o seu negócio se enquadra, por exemplo, em um dos serviços essenciais mencionados, mantenha clientes e colaboradores bem informados por reforçar a comunicação visual interna e externa do estabelecimento.
Utilizando placas de sinalização informativa em locais estratégicos, por exemplo, facilita-se a comunicação dos cuidados necessários para a prevenção, tais como limites de proximidade, higiene das mãos, higiene respiratória e etiqueta da tosse. Esta mesma ideia pode ser aplicada em vários segmentos e, até mesmo, em condomínios residenciais de apartamentos.
Outra solução, cada vez mais adotada por farmácias, supermercados e outros locais de varejo, são as placas transparentes de poliestireno ou acrílico nos caixas, agora também fornecida pela PROSPECTO. Trata-se de uma excelente opção para limitar a proximidade e proteger clientes e colaboradores.
Segundo o SEBRAE, ações assim mostram a seriedade com que sua empresa se posiciona em relação ao cenário da doença. Mas e se o seu negócio não faz parte de um serviço essencial e está fechado no momento?
Enquanto as portas estiverem fechadas
Neste caso, mantenha-se próximo do seu público utilizando os canais digitais. Publique conteúdo relevante e, se possível, dicas para a vida dentro de casa. Promova ações nas redes sociais e por e-mail marketing, por exemplo, que atrelem a compra antecipada a benefícios exclusivos. Crie vouchers, assinaturas e promoções do estilo “compre agora e leve depois”. Vários segmentos estão experimentando ações assim.
Por fim, lembre-se: a crise atual é temporária. Em breve, quando você abrir novamente as portas do seu estabelecimento, com certeza vai querer receber antigos e novos clientes da melhor maneira possível. Então, aproveite também este período para “colocar a casa em ordem”. Como?
Verifique o estado dos elementos de comunicação visual do seu negócio como letras caixa, totens, luminosos, painéis, calçadas, jardins, muros e vitrines. Talvez você perceba a necessidade de manutenção em letras, troca de lonas, restauração estrutural, serviços de pintura e elétrica etc. Se este for o seu caso, estamos à disposição.
Não desanime. Adapte-se, posicione-se, renove-se e mantenha a sua comunicação visual saudável. CONTE COM AS SOLUÇÕES DA PROSPECTO!